segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Projeto "Ler para escrever melhor" - Continuação [4]

Opa!

Já tem um mocado de tempo que não posto nada. O tempo não está ajudando mesmo, mas a gente faz o que pode pra dar as caras aqui, né?
Vou postar hoje as duas últimas redações que a Madú fez.
De um tempo pra cá ela anda muito ocupada com tarefas da escola e resolvi deixá-la mais livre com leituras mais descontraídas (revistas em quadrinho, etc.) e também escrevendo sobre temas como desenhos animados que ela curte, viagens que fez, férias e por aí vai, porque quero ver o grau de criatividade, interpretação de outros tipos de linguagem que não a escrita e até mesmo a desenvoltura em usar termos que não viu escrito em curto prazo.
Ela escreveu sobre 2 desenhos que curte: "Sakura Card Captor" (Japonês, da Clamp) e "Como treinar seu Dragão" (Estadosunidenses, da Dreanwork).
Em ambos eu pedi que ela tomasse o papel da protagonista, num escolhendo a carta mágica que mais gostava (o da Sakura) eis o resultado:



Como eu disse, não me preocupei em corrigir os erros de português com ela. Quero com erros mesmo para avaliar o progresso daqui a um tempo.

O outro resumo ela deveria inventar um dragão e como o tratar:





Aqui nota-se bem a criatividade dela correndo solta, com direito a medidas, detalhes e até um desenho no final.

Eu tenho apreciado bem a evolução da Madú. Tem erros sim, mas por buscar usar palavras novas que ainda não se habituou a escrever.

Estou procurando um próximo livro pra ela ler (e aceito sugestões) que tenha a ver com natureza ou mar. Aí, volto a incentiva-la a ler livros e buscar aprender as palavras corretamente em sua escrita também.

Bom, é isso por enquanto.

Inté o/



3 comentários:

  1. Lindinha a letra da Duda e o envolvimento dela com essa atividade...
    Sugestões de leitura que me vieram a cabeça: O menino do dedo verde e A Bolsa Amarela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Ari, anotado! Você conhece uns livros da coleção "Milly, Molly" ? Parecem bons...

      Excluir
  2. Os erros de Português tem que ser trabalhados sim, claro, mas só a facilidade que eu vejo que ela tem em produzir um texto, me deixa feliz demais, basta definir um tema que ela senta e escreve sem parar,e isso a ajudará muito. Acho que com a leitura, a melhora nos erros acaba sendo consequente. Muito Bom.

    ResponderExcluir