domingo, 14 de abril de 2013

Projeto "Ler para escrever melhor" - Continuação [3]

Opa!

E vamos continuar nossa eterna luta na preservação do bom e velho português, bwhauahuahuahua.
Hoje estou trazendo 2 resumos da Madú, pois os peguei esse fim de semana, mas ela já tinha feito um na pascoa e outro ontem (debaixo de muita falta de paciência, hehe).
O primeiro sobre Ícaro e suas asas:

 

Na verdade, esse é um resumo passado a limpo por ela, e está meio incompleto, mas como era pascoa e tal, eu meio que deixei com os erros e incompleto, mas conversei com ela mostrando no dicionário a forma correta da grafia.

O outro foi "Eco e Narciso":




  
Esse, tadinha, foi mais complicado. A história era maior e mais complexa e ela não conseguia organizar as ideias, o que gastou uma parte "deu" lendo e esclarecendo a história com ela e outra onde a Rê sentou com ela e a ajudou a passar pro papel, isso após crises de drama e choro. Até perguntei se ela queria parar com o projeto, já que a leitura é um prazer, algo bom e não um martírio, mas ela se recompôs, disse que queria continuar e mandou ver até o final. Ficaram alguns pequenos erros, mas ela já tava estressada que bastava então deixei passar.
Conversando com a Rê, percebemos que esse livro é um pouco acima da atual capacidade de interpretação e leitura dela, apesar da referência dizer que era para sua idade, mas vamos mantê-lo, até mesmo pra dar uma "puxada" no grau de leitura dela. Não é nada que ela consiga, mas vou ser franco, o método de ensino atual que é fraco mesmo (perdoem-me os educadores, mas pelo que passei e pelo que vejo os estudantes atuais passando e o resultado de ambos, fica claro isso pra mim: esse método é mais "destrutivista" que qualquer outro nome que se queira dar).
Bom,  e claro, teve a parte boa, né? A recompensa!

 
A partir do próximo resumo, isso se tornou uma tarefa parte da "mesada" da Madú, mas isso é assunto para um outro tópico ;-).
De qualquer forma, fica claro pela sua linguagem escrita e falada que ela está progredindo e isso tem valido todo o nosso esforço (dela, da mãe e meu).

Inté o/

2 comentários:

  1. Olha... descobri que de qquer forma Sofia VAI TER q fazer esse projeto! A escola pede! Chama-se 'reconto'. Fizeram com o primeiro livrinho, aquele q comentei "Andarilhos". Mas como foi feito em sala, escrito no quadro e copiado, não tem erros...
    Mas tá bom que pra essa semana já tem um novo livro pra fazer o reconto! E eu quase escrevi aqui o que achei do livro e tal! Mas vou postar sobre isso! kkkk
    Uma coisa q minha irmã falou foi isso: se o projeto se tornar obrigação, a leitura não será mais um prazer... por isso estou criando tbm um blog pra ver se a Sofia se anima com ele tbm. Mas não quero desistir do projeto! Além disso... a escola exigiu! De forma diferente, mas exigiu rs
    Duda tá caminhando bem! É bom ver isso!

    ResponderExcluir